A Ucrânia já preencheu o questionário de candidatura à União Europeia (UE), que tinha sido entregue em mão pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a 8 de abril, quando visitou Kiev.
A informação foi confirmada pelo vice-chefe de gabinete do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Hoje [domingo], posso dizer que o documento foi concluído pelo lado ucraniano”, disse Ihor Zhovkva à televisão pública ucraniana no domingo à noite, citado pela agência Reuters.
A Comissão Europeia deverá agora emitir uma recomendação sobre a conformidade da Ucrânia com os critérios de adesão necessários.
“Esperemos que a recomendação seja positiva. Neste momento, a bola está do lado dos Estados-membros da UE”, acrescentou Zhovkva.
A intenção da Ucrânia é conseguir o estatuto de país candidato à UE em junho, durante a reunião do Conselho Europeu, agendada para 23 e 24 de junho.
“Em seguida, teremos de iniciar as negociações para a adesão. E assim que realizarmos essas negociações, já podemos falar sobre a adesão plena da Ucrânia à UE”, disse o vice-chefe de gabinete do Presidente ucraniano.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, durante a visita a Kiev, prometeu ao Presidente da Ucrânia a concretização de um relatório “em semanas” sobre a candidatura de adesão do país à União Europeia (UE).
“Neste envelope, caro Volodymyr, está um passo importante na direção de adesão à UE”, disse na altura Ursula von der Leyen.
O Presidente ucraniano, por seu turno, tinha assegurado que o Governo de Kiev iria responder às perguntas colocadas por Bruxelas “o mais depressa possível”.
Veja também
SAIBA MAIS
- Motoristas ameaçados, mais de 200 quilómetros e 20 “checkpoints”: as viagens pelo corredor humanitário que liga Zaporíjia e Mariupol
- Pelo menos seis mortos e oito feridos em Lviv após ataque com cinco mísseis
- Os números da guerra: mais de 200 crianças morreram durante o conflito na Ucrânia
- Guerra na Ucrânia: após bombardeamento em Mykolaiv, sirenes voltam a tocar
- Guerra na Ucrânia: ataques aéreos em 108 áreas de concentração de pessoal e equipamento militar ucraniano
- Zelensky falou com diretora-geral do FMI sobre estabilidade financeira e reconstrução pós-guerra
- Guerra na Ucrânia: ONG acusa exército russo de retirar 150 crianças à força de Mariupol