A retirada de civis de Mariupol para Zaporíjia foi bem-sucedida esta quinta-feira. Ao centro de abrigo chegaram, esta quinta-feira à tarde, 180 deslocados em três autocarros. Os enviados da SIC, a jornalista, Susana André e repórter de imagem, Odacir Júnior estiveram no local, no momento da chegada destes ucranianos.
A maioria dos autocarros transportavam mulheres e crianças, na sequência da abertura de um “corredor humanitário” após vários dias em que estes estiveram bloqueados devido aos combates.
Os três autocarros de civis conseguiram deixar Mariupol na quarta-feira e percorreu uma longa distância com numerosos postos de controlo erguidos nas estradas.
O Presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na manhã de quinta-feira que Mariupol, porto estratégico do mar de Azov e cercado há cerca de dois meses pelos seus soldados, estava sob controlo russo.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano apelou à instauração de um corredor humanitário de urgência para retirar os civis, após Vladimir Putin ter ordenado o aperto do cerco a Azovstal, evitando lançar um assalto.
SAIBA MAIS
- Kiev garante que Rússia é incapaz de controlar complexo Azovstal em Mariupol
- Kiev exige corredores humanitários na fábrica Azovstal em Mariupol
- Separatista ucraniano diz que bloqueio de reduto de Mariupol exige reforços das milícias pró-russas
- Negociadores ucranianos prontos para conversações com a Rússia sobre Mariupol
- Mariupol: Putin cancela assalto à resistência mas mantém bloqueio