Os comentadores SIC, Nuno Rogeiro e José Milhazes, analisam a atualidade do conflito entre Rússia e Ucrânia.
Nuno Rogeiro fala da visita da comitiva norte-americana a Kiev. O secretário de Estado, Antony Blinken, e o secretário de Defesa, Lloyd Austin, estiveram com Volodymyr Zelensky na capital ucraniana.
“Foi uma viagem feita quase em segredo, apesar do Presidente Zelensky a ter anunciado. Foi uma viagem que teve uma originalidade: foi feita em avião, quando é certo que o espaço aéreo ucraniano é hoje um sítio perigoso”, diz o comentador.
“O que foi celebrado foi uma espécie de uma aliança estratégica e o fornecimento contínuo de muito material”, explica Nuno Rogeiro.
Sobre o incêndio em depósito de combustível numa cidade russa perto da fronteira ucraniana, Rogeiro diz que “os ucranianos estão a mostrar que têm capacidade para atacar também território russo, sempre que haja um ataque proporcional em território ucraniano”
“Moscovo não reconhece que se tratou de um ataque da Ucrânia. Diz que está a investigar, porque é cada vez mais difícil a Rússia reconhecer que a Ucrânia tem potencial para fazer operações […] em território da Rússia. É certamente claro que a Rússia já está a responder, nomeadamente bombardeando também alvos, não só no leste, mas também no ocidente da Ucrânia […]. Neste momento assiste-se a ataques a linhas férreas para dificultar […] o fornecimento de material de guerra às forças ucranianas que estão no leste do país”, afirma José Milhazes.
SAIBA MAIS
- Reportagem SIC: Kashpero-Mykolaivka, a aldeia que viveu 10 dias de terror
- Reportagem SIC: pai não consegue falar com o filho menor que foi detido por militares russos
- Guerra na Ucrânia: António Guterres arranca semana decisiva na Turquia