O Presidente da Ucrânia diz que a Rússia está a tentar humilhar a ONU. Volodymyr Zelensky diz que forma lançados cinco mísseis lançados contra Kiev, ao início da noite de quinta-feira, depois da conferência de imprensa conjunta com António Guterres.
“Os bombardeamentos russos a Mariupol não foram interrompidos, nem quando o secretário-geral da ONU estava em negociações com Moscovo. E hoje [quinta-feira], imediatamente após o fim do nosso encontro em Kiev, mísseis russos caíram na cidade. Cinco mísseis”, disse Zelensky num vídeo partilhado esta quinta-feira.
Para o Chefe de Estado ucraniano, estes ataques mostram a “verdadeira postura da Rússia” perante o que a ONU representa.
“Isto diz muito da verdadeira postura da Rússia face às instituições globais e dos esforços da liderança russa em humilhar a ONU e tudo o que a organização representa.”
António Guterres esteve esta quinta-feira em Kiev para reunir com o Presidente Zelensky. Dias antes, o secretário-geral da ONU tinha estado em Moscovo onde debateu com Putin a necessidade de estabelecer corredores humanitários para evacuar a cidade de Mariupol.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- ONG alerta que milhões poderão passar fome em África devido à guerra na Ucrânia
- Guterres admite em encontro com Zelensky que ONU “falhou” na Ucrânia
- O apelo veio diretamente de Bucha e Portugal respondeu: 100 toneladas de bens estão a caminho da Ucrânia
- Ouvidas explosões em Kiev durante visita de Guterres
- Ucrânia diz ter identificado “mais de 8 mil” alegados crimes de guerra da Rússia
- Ucrânia anuncia nova troca de prisioneiros com a Rússia
- Biden quer enviar mais 31 mil milhões de euros para a Ucrânia
- Alemanha prepara eventual corte de gás russo

