Pelo menos duas explosões foram ouvidas, esta quinta-feira, no centro de Kiev, na capital da Ucrânia, enquanto decorre a visita do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.
A enviada da SIC a Kiev Susana André relata que foram ouvidas, pelo menos, duas grandes explosões, depois da conferência de imprensa do secretário-geral da ONU, António Guterres, e do Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, esta quinta-feira, em Kiev.
Susana André diz que foram explosões “bastante fortes” e próximas do local da conferência de imprensa.
Os correspondentes da AFP viram no local um edifício em chamas, janelas partidas, uma forte presença policial e socorristas.
O presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, confirmou no Telegram “dois ataques” a um dos distritos da capital.
As autoridades disseram, entretanto, que António Guterres está em segurança.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, e o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, encontraram-se hoje em Kiev.
Guterres chegou à Ucrânia na noite de quarta-feira após uma visita a Moscovo na terça-feira, onde se reuniu com o Presidente russo, Vladimir Putin, a quem pediu que trabalhe com a ONU para permitir a retirada de civis de áreas bombardeadas, principalmente no leste e sul da Ucrânia, onde a Rússia está a concentrar a sua ofensiva.
Nesta sua primeira visita à Ucrânia desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, António Guterres reuniu-se esta tarde com o Presidente ucraniano, Voodymyr Zelensky, visitou Borodianka, nos arredores da capital ucraniana, e também as localidades de Bucha e Irpin.
Saiba mais:
- Ucrânia diz ter identificado “mais de 8 mil” alegados crimes de guerra da Rússia
- Ucrânia anuncia nova troca de prisioneiros com a Rússia
- Alemanha e Japão vão aplicar sanções sem precedentes à Rússia
- Biden quer enviar mais 31 mil milhões de euros para a Ucrânia
- Cidadão britânico morreu na Ucrânia e outro está desaparecido
- Joe Biden quer doar fundos confiscados a oligarcas russos à Ucrânia
- Portugal vai receber 64 milhões da Comissão Europeia para acolher refugiados ucranianos
- Conflito na Ucrânia está a afetar distribuição de papel a gráficas e editoras
- Parlamento alemão aprova envio de armas pesadas à Ucrânia
- Exclusivo SIC: “A Rússia mente quando diz que nada está a acontecer em Azovstal”
- Severodonetsk, a pequena cidade que tem sido bombardeada todos os dias desde o início da guerra
- “Imagino a minha família numa daquelas casas”: emoção à flor da pele na visita de Guterres à Ucrânia
- Exclusivo SIC: Ucrânia volta a pedir armas a Portugal e apoio para a candidatura de Kiev à UE