A Ucrânia está disposta a interromper imediatamente o trânsito do gás russo se a União Europeia (UE) decidir impor um embargo às importações de gás de Moscovo, foi defendido esta quinta-feira .
“Assim que os países europeus deixaram de comprar gás russo, vamos ficar felizes em suspender o trânsito“, disse o presidente da Comissão de Energia da Rada (parlamento ucraniano), Andriy Gerus, em declarações à agência de notícias Ukrinform.
“Apoiamos o embargo de petróleo, derivados de petróleo, carvão e gás“, acrescentou.Andriy Gerus expressou a esperança de que os países europeus endossem o sexto pacote de sanções contra a Rússia, apresentado esta quinta-feira pela Comissão Europeia, que inclui um embargo gradual ao petróleo.
O deputado também pediu a preparação de um sétimo pacote de sanções, uma vez que a Rússia deve entender que o conflito na Ucrânia tem um custo elevado.
O presidente da Comissão de Energia da Rada lembrou que a Ucrânia compra gás no mercado europeu e que a decisão de não assinar contratos com a empresa estatal russa Gazprom é uma questão de princípio.
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais:
- Presidente bielorrusso admite que guerra está “a arrastar-se”
- O que se passa na fábrica de Azovstal? As versões do Batalhão Azov e do Kremlin
- Putin pede desculpa a Israel por declaração de Lavrov
- SIC em Kharkiv: “Ecos fundiam-se no som do próximo bombardeamento”
- Igreja Ortodoxa russa considera declarações do Papa “lamentáveis”
- Zelensky: adesão da Ucrânia à União Europeia “tem de ser uma realidade absoluta”
- SIC na Ucrânia: “Bombas mais pequenas espalharam-se pelo território onde antes brincavam as crianças”
- Zelensky convida Presidente e chanceler da Alemanha a visitarem Kiev