Guerra Rússia-Ucrânia

Portugal poderá enviar 15 viaturas militares para a Ucrânia

Portugal poderá enviar 15 viaturas militares para a Ucrânia

António Costa não quis divulgar que tipo de material bélico será enviado.

António Costa não divulga o material que Portugal vai enviar para a Ucrânia. No entanto, está a ser avançada a hipótese de serem enviadas 15 viaturas que Portugal tem há anos estacionadas em Santa Margarida.

Na passada quarta-feira, numa visita à base aérea do Montijo, a ministra da Defesa reafirmava o compromisso de apoiar a Ucrânia. Helena Carreiras nunca falou em viaturas que Portugal deverá enviar para Ucrânia, segundo uma notícia avançada pelo jornal Nascer do Sol.

Poderão ser dispensados 15 carros M113 que o Exército, tem há vários anos, estacionados em Santa Margarida – o campo militar onde no final de março António Costa assistiu a demonstrações das tropas que integram a missão da NATO.

Na altura, o primeiro-ministro divulgou as quantidades de material médico e de emergência humanitária, especificando os kits de cozinha. Num outro comunicado, a Defesa – ainda sob a tutela de João Cravinho – falou em espingardas automáticas G3, munições de diferentes calibres, além de toda uma série de equipamentos de proteção individual e de comunicações.

Portugal nunca enviou viaturas. O mesmo semanário Nascer do Sol já tinha avançado que a cedência destas viaturas à Ucrânia estava a ser pressionada pelos norte-americanos.

CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Saiba mais:

Últimas Notícias
Mais Vistos