Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia celebra hoje o Dia da Vitória

O momento mais aguardado é o discurso de Vladimir Putin.

Rússia celebra hoje o Dia da Vitória

A Rússia comemora hoje o Dia da Vitória, um dos feriados mais importantes no país, que assinala a derrota do regime nazi na Segunda Guerra Mundial.

Nos países sob influência da antiga União Soviética, a partir de 1967, o Dia da Vitória começou a ser comemorado nos dias 9 de maio, referindo-se ao dia da capitulação das forças nazis perante as tropas soviéticas, e passou a ser considerado um dia feriado.

Na maior parte dos países europeus ocidentais, continuou a celebrar-se o Dia da Vitória em 8 de maio

O que é esperado para hoje

Para o dia de hoje está prevista a tradicional parada militar na Praça Vermelha, em Moscovo. Vão estar presentes cerca de 11 mil soldados russos e serão apresentadas várias armas, entre mísseis, tanques e aviões capazes de resistir a ataques nucleares.

O momento mais aguardado é o discurso de Vladimir Putin. O Presidente russo poderá declarar formalmente guerra na Ucrânia e anunciar uma mobilização militar em massa para o país.

A quantas celebrações do Dia da Vitória poderá Putin ainda presidir?

Em 2021, Putin assinou uma lei que lhe permitirá continuar no cargo de Presidente da Rússia durante mais 14 anos, até 2036.

Se conseguir esse feito, nesse ano de 2036 Putin terá completado 36 no Kremlin, mais do que Estaline, que foi Presidente durante 29 anos.