O secretário-geral da ONU disse esta quarta-feira que não há perspetivas de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia “num futuro próximo”, sublinhando estar pronto para ajudar a encontrar uma solução de paz de acordo com o direito internacional.
“Ficou claro para nós que, no momento, não há perspetivas de um cessar-fogo ou negociações de paz”, declarou António Guterres, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Áustria, Alexander van der Bellen, em Viena.
“Por isso, estamos a concentrar-nos em melhorar as condições” de retirada dos civis e de cooperar com a Cruz Vermelha no estabelecimento de corredores humanitários, acrescentou Guterres, que viajou da Moldova para esta visita à Áustria.
“Isso mostra que ainda há muito que podemos fazer a nível diplomático para salvar vidas e mitigar os danos”, referiu o secretário-geral das Nações Unidas.
A guerra na Ucrânia “não vai durar para sempre, em algum momento haverá negociações satisfatórias, uma solução de acordo com o direito internacional e as regras das Nações Unidas”, avaliou.
“Então, estarei pronto… Mas não vejo que isso ocorra num futuro próximo”, acrescentou. “Uma coisa posso assegurar: nunca vou desistir”, declarou Guterres.
COM LUSA
CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA
Saiba mais
- Guerra na Europa? “Não queremos isso, de todo”, garante MNE russo
- Moscovo exclui das conferências de imprensa um meio de comunicação ucraniano e dois da oposição
- Ativista das Pussy Riot foge de Moscovo sob disfarce
- “Pedimos-lhe para vir à Ucrânia, para falar com Putin, para lhe dizer para os deixar ir”: mulheres de soldados cercados pedem ajuda ao Papa
- Ucrânia: SIC acompanha equipa de minas e armadilhas numa casa onde caiu um míssil