Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky destitui comandante das Forças de Defesa Territorial

15.05.2022 23:40

En esta imagen tomada de un video proporcionado por la oficina de prensa de la Presidencia de Ucrania, el presidente, Volodymyr Zelenskyy, ofrece un discurso desde Kiev, Ucrania, el 10 de mayo de 2022. (Oficina de prensa de la Presidencia de Ucrania vía AP)

Razão que terá motivado o afastamento não foi divulgada.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, destituiu este domingo o comandante das Forças de Defesa Territorial das Forças Armadas, Yurii Halushkin, e nomeou para o seu lugar o major-general Ihor Tantsiura.

Os decretos com as duas decisões, das quais não foram dadas mais informações, foram publicados no site do chefe de Estado ucraniano, adiantou a agência Efe.

Yurii Halushkin tinha sido nomeado comandante das Forças de Defesa Territorial ucranianas a 1 de janeiro deste ano.

A invasão russa da Ucrânia começou há 81 dias, uma guerra que já causou milhares de mortes de ambos os lados e uma grande destruição de infraestruturas.

Na sua habitual intervenção diária, Volodymyr Zelensky adiantou que esta segunda-feira começará uma semana de “muita atividade internacional” para conseguir “armas e apoio financeiro à Ucrânia” para iniciar a reconstrução daquilo que “a Rússia arruinou” com os ataques a várias cidades.

Na linha da frente, as Forças Conjuntas Ucranianas avançaram que este domingo destruíram dois helicópteros russos, três tanques e seis veículos blindados de combate.

Saiba mais

Veja também

Últimas Notícias