A Ucrânia garante estar a expulsar as tropas russas na região leste do país, mas Moscovo avisa que está a avançar em direção a Donetsk.
O Ministério da Defesa ucraniano mostra, em vídeo, as tropas da Ucrânia, alegadamente junto à fronteira com a Rússia. Alguns relatórios sugerem que a filmagem possa ter sido feita na região de Kharkiv onde, nas últimas horas, a Ucrânia reclama ter abatido vários alvos inimigos.
A região Ruska Lozova foi reconquistada pelos ucranianos durante uma ofensiva que frustrou a tentativa russa de capturar Kharkiv. Segundo testemunhos ucranianos, muitas posições foram abandonadas à pressa.
Nesta zona, os soldados ucranianos recorrem aos materiais enviados pelos EUA, particularmente importantes na estratégia da guerra.
O Ministério de Defesa russo divulgou um vídeo que espelha a destruição de uma ponte sobre o rio Seversky Donets para impedir movimentos militares ucranianos.
De acordo com relatórios ucranianos e imagens de satélite internacionais, o exército russo terá sofrido pesadas perdas depois do exército ucraniano ter explodido uma ponte flutuante na região de Lugansk.
SAIBA MAIS
- Cerco ao complexo de Azovstal: Kiev acusa Rússia de usar bombas de fósforo branco
- Banda que venceu a Eurovisão já regressou à Ucrânia para combater
- Ucrânia vence Eurovisão: soldado canta “Stefania” num bunker em Azovstal
- Catarina Martins afirma que expansão da NATO não é solução nem dá mais segurança à Europa
- Separatistas pró-russos de Donetsk dizem ter retirado mais de 300 cidadãos de Mariupol