A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou que o ginasta russo Ivan Kuliak foi banido durante um ano por usar no seu equipamento a letra “Z” – o símbolo usado pelas forças russas na invasão à Ucrânia.
O jovem de 20 anos mostrou a letra quando subiu ao pódio do Mundial de Ginástica Artística, no Qatar, em março, ao lado do rival ucraniano.
As forças russas usam a letra “Z” como símbolo de identificação dos seus veículos na Ucrânia, depois da invasão, que o Kremlin chama de “operação militar especial”. Alguns apoiantes da invasão também já usaram a letra.
“Kuliak violou os estatutos da FIG, o Código de Disciplina da FIG, o Código de Ética da FIG, o Código de Conduta da FIG e os Regulamentos Técnicos da FIG quando usou a letra “Z” no seu maiô”, disse a federação através de um comunicado.
Durante um ano, o ginasta estará proibido de participar em qualquer evento ou competição da FIG ou afiliados.
Na altura, Kuliak disse que não se arrependia e que defendia sempre a paz.
“Vi o símbolo nos nossos militares e procurei pelo significado. Significa “pela vitória” e “pela paz”, afirmou. “Não desejo mal a ninguém, só mostrei a minha posição”.
O atleta ficou ainda sem a medalha de bronze que venceu no Mundial e terá de devolver o prémio de 500 francos suíços (cerca de 477 euros) que recebeu.
Veja também
Saiba mais:
- ONG denuncia tortura e execuções de civis pelas forças russas, já se renderam 959 combatentes de Azovstal
- A vida de uma mãe num abrigo em Zaporíjia, na Ucrânia
- Reputado coronel critica invasão russa à Ucrânia na televisão estatal russa: “Temos que nos preparar para perder esta guerra”
- Zelensky fala em “série de falhanços” da Rússia no leste e sul da Ucrânia
- Guerra na Ucrânia: Putin estará a tomar decisões operacionais e táticas “ao nível de um coronel ou brigadeiro”