Guerra Rússia-Ucrânia

Ginasta russo banido durante um ano após usar símbolo de guerra 

18.05.2022 10:30

Ivan Kuliak

Ivan Kuliak usou a letra “Z” quando subiu ao pódio do Mundial de Ginástica Artística, em março

A Federação Internacional de Ginástica (FIG) anunciou que o ginasta russo Ivan Kuliak foi banido durante um ano por usar no seu equipamento a letra “Z” – o símbolo usado pelas forças russas na invasão à Ucrânia. 

O jovem de 20 anos mostrou a letra quando subiu ao pódio do Mundial de Ginástica Artística, no Qatar, em março, ao lado do rival ucraniano. 

As forças russas usam a letra “Z” como símbolo de identificação dos seus veículos na Ucrânia, depois da invasão, que o Kremlin chama de “operação militar especial”. Alguns apoiantes da invasão também já usaram a letra.  

“Kuliak violou os estatutos da FIG, o Código de Disciplina da FIG, o Código de Ética da FIG, o Código de Conduta da FIG e os Regulamentos Técnicos da FIG quando usou a letra “Z” no seu maiô”, disse a federação através de um comunicado.  

Durante um ano, o ginasta estará proibido de participar em qualquer evento ou competição da FIG ou afiliados.  

Na altura, Kuliak disse que não se arrependia e que defendia sempre a paz.  

“Vi o símbolo nos nossos militares e procurei pelo significado. Significa “pela vitória” e “pela paz”, afirmou. “Não desejo mal a ninguém, só mostrei a minha posição”. 

O atleta ficou ainda sem a medalha de bronze que venceu no Mundial e terá de devolver o prémio de 500 francos suíços (cerca de 477 euros) que recebeu.  

Veja também

Saiba mais:

Últimas Notícias
Mais Vistos