O primeiro-ministro afirmou este sábado, logo após chegar a Kiev, que está na Ucrânia para transmitir um sinal de apoio na luta deste país pelos seus direitos à soberania, integridade territorial e pela conquista da paz.
António Costa fez estas declarações aos jornalistas logo à saída da estação central de Kiev, onde chegou de comboio às 10:30 locais, menos duas horas em Lisboa, vindo da fronteira polaca.
“É com emoção e respeito que aqui venho, em sinal de solidariedade para com este País e este Povo, perante a bárbara agressão russa”, disse Costa através do Twitter.
Acabei de chegar a #Kiev, respondendo ao convite feito pelo meu homólogo ucraniano.
— António Costa (@antoniocostapm) May 21, 2022
É com emoção e respeito que aqui venho, em sinal de solidariedade para com este País e este Povo, perante a bárbara agressão russa. #Portugal apoia a #Ucrânia. pic.twitter.com/JTbvTDfVJ9
No plano político, António Costa salientou que a sua visita representa um sinal de que Portugal “continua a apoiar a Ucrânia na luta muito dura que tem vindo a travar pelo seu direito à soberania, integridade territorial e pela conquista da paz”.
“Vou agora visitar uma das zonas mais atingidas pela guerra”, acrescentou.
António Costa vai reunir-se ainda este sábado com o Presidente da República ucraniano, Volodymyr Zelensky.