A ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, pretende equipar a Moldávia com armamento moderno “do padrão da NATO [Organização do Tratado do Atlântico Norte] face a um possível ataque da Rússia”.
Citando uma entrevista publicada hoje no ‘The Daily Telégrafo’, a agência EFE refere que Truss indicou que essa intenção está a ser analisada dentro da Aliança Atlântica, para que, se forem aceites, os países membros possam fornecer armas de defesa àquela ex-república soviética.
“Gostaria de ver a Moldávia equipada segundo os padrões da NATO. É uma conversação que estamos a ter com os nossos aliados”, afirmou a ministra.
Segundo Liz Truss, “Putin deixou claro as suas ambições de criar uma Rússia maior, e o facto de as suas tentativas de tomar Kiev não terem sido bem sucedidas não significa que tenha abandonado essas ambições”, acrescentou.
Tal como a vizinha Ucrânia, a Moldóvia, situada a sudoeste daquele país, não é membro da NATO e há receios de que possa ser o próximo alvo de Putin no seu plano de expansão territorial. A ideia, segundo o jornal, seria preparar a Moldávia com equipamentos atuais, para substituir os da época soviética, e treinar as suas forças armadas para a sua utilização, como mecanismo de defesa e dissuasão contra um possível ataque russo.
Saiba mais:
- Costa visita Irpin: “É absolutamente devastador”
- Visita de Costa à Ucrânia: é um “folclore” e uma “violação das regras de segurança”
- Costa em Kiev para transmitir sinal de apoio na luta pelo direito à soberania, integridade territorial e pela conquista da paz
- Rússia deve ser responsabilizada financeiramente pela destruição da Ucrânia, propõe Zelensky
- Rússia cumpre ameaça e corta gás à Finlândia
- SIC na Ucrânia: viagem de António Costa a Kiev preparada com muito secretismo por razões de segurança
- Putin repreende governador que usou “operação militar” na Ucrânia para justificar problemas em Kaliningrado
- Milhares de pessoas exigem remoção de monumento soviético em Riga