O primeiro-ministro considera que as suas visitas à Roménia, Polónia e Ucrânia permitiram a Portugal reforçar o seu papel na NATO e no acolhimento de refugiados e apoiar Kiev na luta pela paz e reconstrução do país.
Concluída a viagem de trabalho à #Roménia, #Polónia e #Ucrânia. #Portugal contribui para o reforço da fronteira Leste da @NATO; é solidário com a Polónia no seu apoio aos refugiados; apoia a Ucrânia na sua luta pela paz e na preparação do seu esforço de reconstrução. pic.twitter.com/Jl6poRz9A1
— António Costa (@antoniocostapm) May 22, 2022
António Costa iniciou na quarta-feira à noite em Bucareste uma deslocação a três países da Europa de leste, que o levou também a Varsóvia e Kiev, tendo regressado hoje de manhã a Lisboa.
Na sua conta na rede social Twitter, o primeiro-ministro fez uma pequena síntese destas suas visitas:
“Concluída a viagem de trabalho à Roménia, Polónia e Ucrânia. Portugal contribui para o reforço da fronteira Leste da NATO”.
Portugal, segundo António Costa, “é solidário com a Polónia no seu apoio aos refugiados; apoia a Ucrânia na sua luta pela paz e na preparação do seu esforço de reconstrução”.
Durante a visita a Kiev, António Costa, garantiu ao Presidente ucraniano que Portugal está disponível para participar na reconstrução de escolas e jardins de infância na Ucrânia ou na reconstrução de uma “zona geográfica”.
António Costa também revelou que o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, convidou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para realizar uma visita à Ucrânia em data ainda a acertar.
Saiba mais
- Rússia afirma ter destruído seis postos de comando ucranianos no sábado
- Rússia adverte para “teatro de operações militares” na região do Ártico
- Candidaturas à NATO e Azovstal: o 3º mês de guerra na Ucrânia
- “Guerra, destruição e resiliência”: Rui Caria e Daniel Rodrigues regressam da Ucrânia e partilham as “experiências inesquecíveis”
- “Guerra, destruição e resiliência”: Rui Caria e Daniel Rodrigues regressam da Ucrânia e partilham as “experiências inesquecíveis”