Guerra Rússia-Ucrânia

Guerra na Ucrânia: “É um cenário extremamente complexo para falar de cessar-fogo”

23.05.2022 16:27

Smoke rises from an oil refinery after an attack outside the city of Lysychansk in the eastern Ukranian region of Donbas, on May 22, 2022, on the 88th day of the Russian invasion of Ukraine. (Photo by ARIS MESSINIS / AFP) (Photo by ARIS MESSINIS/AFP via Getty Images)

O comandante João Fonseca Ribeiro, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, enumera os fatores que estão a favor das tropas russas.

Para o comandante João Fonseca Ribeiro, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, a guerra na Ucrânia mudou com a deslocalização dos combates das zonas urbanas. As forças ucranianas e russas estão em choque direito no Donbass, considera o comandante.

Para o comandante João Fonseca Ribeiro, é cedo para falar em cessar-fogo e enumera os fatores que estão a favor das tropas russas.

“As condições do tempo, a época do ano permite a movimentação das forças pesadas, blindadas que anteriormente eram muito limitadas apenas à circulação em estrada. Também o facto de se ter deslocalizado os combates das zonas urbanas, que eram um fator de defesa para os ucranianos bastante favorável tendo em conta o tipo de táticas que estavam a ser empregues”.

SAIBA MAIS

ESPECIAL CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA

Últimas Notícias