Guerra Rússia-Ucrânia

Opinião

Três meses de guerra: os objetivos de Putin foram cumpridos? “Desgraça total” ou estratégia “muito inteligente”?

A análise de José Milhazes e Alexandre Guerreiro.

Três meses de guerra: os objetivos de Putin foram cumpridos? “Desgraça total” ou estratégia “muito inteligente”?

Ao fim de três meses de guerra na Ucrânia terá Putin atingido os objetivos a que se propôs no dia 24 de fevereiro? Os comentadores SIC José Milhazes e Alexandre Guerreiro fazem a análise.

“É uma desgraça quase total”

José Milhazes defende que o objetivo de Putin “é mais do que evidente há muito tempo”: conquistar toda a Ucrânia. Considera que a Rússia “não pode ficar a meio do caminho”, embora não acredite que as forças russas tenham capacidade para o fazer.

“Putin tem feito milagres ao contrário. (…) Primeiro a mentira de que está tudo a seguir o plano, não está. Aquilo [Forças Armadas russas] é uma desgraça quase total“, afirma.

O comentador SIC diz ainda que faz parte da “propaganda russa” mostrar pequenos êxitos “que não são êxitos”. Milhazes termina afirmando que a “Rússia não vai vencer” a guerra.

Putin “foi muito inteligente”

Já Alexandre Guerreiro considera que a estratégia seguida por Vladimir Putin “foi muito inteligente”. Isto porque, afirma o comentador SIC, o Presidente russo, no discurso de 24 de fevereiro assumiu apenas um objetivo: conquistar o Donbass.

“Isto permite flexibilizar a estratégia e adaptá-la em função dos acontecimentos. (…) São objetivos conservadores e se conseguir mais sai sempre com uma imagem vencedora”, afirma.

Alexandre Guerreiro explica ainda que tomar Kiev era um objetivo temporário que servia apenas para “colocar pressão sobre Zelensky”, de modo a que este aceitasse as condições impostas pela Rússia e cedesse.

Sobre a questão levantada por José Milhazes relativa a uma possível invasão total, considera que a Rússia “não tem capacidade para controlar um território tão vasto como a Ucrânia”.

Saiba mais