Guerra Rússia-Ucrânia

Guerra na Ucrânia: comandante militar do regimento Azov está em zona controlada pela Rússia

Informação avançada pela sua mulher.

Guerra na Ucrânia: comandante militar do regimento Azov está em zona controlada pela Rússia

O principal comandante militar que combateu até ao final da semana passada para tentar manter a cidade portuária de Mariupol sob controlo ucraniano está vivo e em território controlado pela Rússia, disse, esta terça-feira, a sua mulher, após breve contacto telefónico.

Kateryna Prokopenko, casada com Denys Prokopenko, o líder do regimento Azov, disse que o seu marido lhe perguntou como estava, mas ficou sem ligação antes de conseguir responder.

Disse ainda que a chamada telefónica foi possível devido a um acordo entre os Governos da Ucrânia e da Rússia e agradeceu a mediação da Cruz Vermelha Internacional, que tem visitado alguns dos soldados ucranianos que se renderam.

No início deste mês, a Rússia anunciou a conquista de Mariupol com a rendição de todos os combatentes que se encontravam desde há semanas entrincheirados no grande complexo siderúrgico de Azovstal.

Prokopenko, que prestou declarações à agência noticiosa Associated Press (AP) em Kiev, juntamente com Yuliia Fedosiuk, a mulher de um soldado, disse que a Ucrânia e a Rússia forneceram garantias sobre um enterro digno para os soldados mortos e algumas condições para os prisioneiros de guerra, permitindo que estabeleçam contactos telefónicos com familiares algumas vezes por semana.

As duas mulheres referiram que várias famílias receberam chamadas nos dois últimos dias. Indicaram ainda não poderem revelar mais detalhes do acordo, mas disseram manter a esperança de que os soldados não serão torturados, e que eventualmente “irão regressar a casa”.

Veja também

SAIBA MAIS

A PÁGINA DO CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA