Guerra Rússia-Ucrânia

Pentágono não descarta entregar à Ucrânia foguetes militares de longo alcance

Para neutralizar o avanço das forças russas no Donbass

Pentágono não descarta entregar à Ucrânia foguetes militares de longo alcance

O Pentágono revelou esta sexta-feira que não descarta a possibilidade de entregar foguetes militares de longo alcance à Ucrânia, para neutralizar o avanço das forças russas no Donbass, no leste do país europeu.

A observação foi feita pelo porta-voz do Pentágono, John Kirby, numa conferência de imprensa em que adiantou que os Estados Unidos sabiam que os ucranianos iriam precisar de foguetes militares de longo alcance desde o momento em que Rússia decidiu concentrar-se no Donbass.

Sem querer especificar se Washington finalmente vai entregar este tipo de armamento a Kiev, John Kirby enfatizou que o Departamento de Defesa norte-americano trabalha todos os dias para levar armas e sistemas defensivos para a Ucrânia.

“Estamos em constante diálogo com eles [ucranianos] sobre as suas necessidades”, disse o porta-voz do Pentágono.

EUA forneceu a Kiev 10 pacotes de ajuda

John Kirby disse ainda que os Estados Unidos estão conscientes de que os ucranianos solicitaram “privada e publicamente” sistemas de foguetes com múltiplos lançadores, sem querer confirmar se vão ser finalmente fornecidos.

O porta-voz acrescentou que até agora o país forneceu a Kiev 10 pacotes de ajuda e que o 11.º está preparado.

Kirby lembrou que a situação é “muito dinâmica” no Donbass.

“Há cidades e vilas que caem nas mãos dos russos num determinado dia, e depois os ucranianos recuperam-nas. Há muito ‘tira e dá'”, indicou.

No entanto, admitiu que os russos estão a obter “ganhos crescentes” no Donbass.

A rede de televisão norte-americana CNN, que citou um funcionário do Governo, garantiu que a Casa Branca poderá anunciar, já na próxima semana, o envio para a Ucrânia de sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, conhecidos como MLRS, na sigla em inglês, dentro de um pacote de assistência militar mais amplo para defesa da invasão russa.

Saiba mais:

Veja também