Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky satisfeito por Boris Johnson continuar como primeiro-ministro do Reino Unido

“São ótimas notícias”, considera o Presidente da Ucrânia.

Zelensky satisfeito por Boris Johnson continuar como primeiro-ministro do Reino Unido

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou esta terça-feira a sua satisfação por Boris Johnson se manter como primeiro-ministro do Reino Unido, após ter ultrapassado, na segunda-feira, uma moção de censura interna ao seu Partido Conservador.

Na votação, Boris Johnson obteve 59% do apoio dos deputados conservadores, contra 41% que manifestaram oposição à sua liderança em descontentamento com o escândalo do ‘Partygate’ – investigação que derivou das festas na residência oficial, em Downing Street, durante a pandemia.

O Presidente ucraniano chamou Boris Johnson de “verdadeiro amigo da Ucrânia” quando falou através de uma ligação de vídeo num evento organizado pelo jornal Financial Times (FT) esta terça-feira.

“Não sei quem foi o responsável por esta decisão ontem, mas ainda bem que não perdemos um aliado muito importante. São ótimas notícias. É tudo o que posso dizer”, acrescentou Zelensky.

O Presidente ucraniano participou na conferência virtual Global Boardroom, organizada pelo jornal FT, na qual salientou que a estagnação da situação na Ucrânia “não é uma opção” para ele e, por isso, reiterou o seu pedido de apoio militar ocidental para recuperar a integridade territorial.

“Somos inferiores [ao poder militar russo] em termos de equipamentos e, portanto, não somos capazes de avançar. Vamos sofrer mais perdas e as pessoas são a minha prioridade”, disse Zelensky.

Veja também

SAIBA MAIS