Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia diz que exportações de cereais podem ser retomadas esta semana do porto ucraniano de Berdyansk

Agência estatal russa TASS afirma que porto já terá sido desminado.

Rússia diz que exportações de cereais podem ser retomadas esta semana do porto ucraniano de Berdyansk

A Rússia diz que o porto ucraniano de Berdyansk, no Mar Negro, está pronto para retomar o embarque de cereais ainda esta semana. Agência estatal russa TASS afirma que porto já foi desminado.

A região tomada pelas forças russas teve de ser desminada. Segundo a agência TASS as autoridades locais admitem agora que as exportações possam ser retomadas nos próximos dias do porto da província de Zaporíjia.

Já ontem o ministro russo da Defesa, Sergei Shoigu, afirmava que tanto o porto de Berdyansk como o de Mariupol estão prontos para exportar cereais depois de ter sido concluída a desminagem.

“O porto de Mariupol já foi completamente desminado. Está a funcionar normalmente e recebeu os primeiros cargueiros. Além disso, o porto de Berdyansk está a funcionar. Os carregamentos de cereais podem ser retomados nestes portos, conforme ordens do comandante-chefe”, anunciou o ministro russo.

Rússia acusada de provocar crise alimentar mundial, Moscovo rejeita

O chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, considerou, esta segunda-feira, “credível” a informação segundo a qual a Rússia “rouba” as exportações de cereais ucranianos, bloqueadas por causa do conflito, “para vendê-los para seu próprio lucro”.

Nas Nações Unidas, o presidente do Conselho Europeu Charles Michel acusou Moscovo de provocar a atual crise alimentar. O embaixador russo na ONU abandonou a reunião do Conselho de Segurança por considerar demasiado “rudes” os comentários feitos por Charles Michel.

Moscovo rejeita a responsabilidade pela crise mundial dos cereais após o encerramento dos portos do Mar Negro por onde passa grande parte das exportações da Ucrânia, um dos maiores exportadores do mundo de cereais.

Saiba mais:

ESPECIAL CONFLITO RÚSSIA-UCRÂNIA