Guerra Rússia-Ucrânia

Estado de saúde do Papa: “Muito provavelmente vai também cancelar a viagem ao Canadá”

As alterações da agenda do chefe da Igreja católica devido a problemas de saúde e as declarações do Papa sobre a guerra na Ucrânia em análise pela jornalista da Renascença, Aura Miguel.

Estado de saúde do Papa: “Muito provavelmente vai também cancelar a viagem ao Canadá”

Uma dor no joelho direito tem obrigado o Papa Francisco, de 85 anos, a deslocar-se numa cadeira de rodas. Também por esta razão, o chefe da Igreja Católica cancelou uma viagem à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul. A jornalista da Rádio Renascença, Aura Miguel, diz que o Papa tinha uma agenda bastante preenchida para julho e que “muito provavelmente vai também cancelar a viagem ao Canadá”, prevista para o final do próximo mês.

“Creio que o Papa está a tentar recuperar para não ser operado”, refere a jornalista.

A deslocação do Para aos dois países africanos seria de 2 a 7 de julho, mas o Sumo Pontífice foi aconselhado pelos médicos a cancelar a visita. A viagem vai ser remarcada, mas a data ainda não é conhecida.

Para setembro, o Papa tem uma viagem agendada ao Cazaquistão, onde se irá encontrar com o patriarca ortodoxo russo. O chefe da Igreja Católica tem mostrado interesse em ser mediador para a paz na Ucrânia, esse será o motivo que o tem levado a ser comedido nas críticas ao Presidente da Rússia, com quem também gostaria de se encontrar.

“Não é favor de Putin, mas também não é simplista”, explica Aura Miguel, em relação ao posicionamento do Papa face à guerra na Ucrânia.

Sobre a invasão russa em território ucraniano, a jornalista considera que existe esperança numa “mediação de todas as religiões do mundo para tentar acabar com a guerra”.