A informação foi avançada, esta sexta-feira, pelo semanário Expresso. A expectativa de Portugal era que fosse o embaixador russo em Lisboa a marcar presença, mas o Presidente Putin anunciou, entretanto, que quem marcará presença na Conferência dos Oceanos de Lisboa será um conselheiro do Kremlin.
Será Ruslan Edelgeriyev a marcar presença em Lisboa. O ex-primeiro-ministro da República Chechena é conselheiro do Presidente russo, representante Presidencial Especial para os Assuntos Climáticos, revela o Expresso, acrescentando que o Governo português diz que só pode aceitar.
A segunda Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC) vai realizar-se na capital portuguesa entre 27 de junho e 1 de julho. O mote é “Reforçar a ação dos oceanos com base na ciência e na inovação para a implementação do ODS14: avaliação, parcerias e soluções“.
Depois de ter sido adiada duas vezes, o objetivo deste evento, organizado pelos Governos de Portugal e do Quénia, é mobilizar o apoio global para implementar, criar, conservar e utilizar, de uma forma sustentável, os mares, oceanos e os recursos marinhos.

