Guerra Rússia-Ucrânia

SIC na Ucrânia: o regimento bielorrusso que luta para colmatar a culpa

Reportagem dos enviados especiais da SIC na Ucrânia.

SIC na Ucrânia: o regimento bielorrusso que luta para colmatar a culpa

A guerra na Ucrânia conta com a participação de soldados de várias nacionalidades, incluindo de bielorrussos. Os combatentes que vêm do país vizinho até têm um regimento próprio. Os enviados especiais da SIC na Ucrânia, Iryna Shev e Hugo Veigas, assistiram ao treino militar de um grupo de homens acabado de se alistar.

Harley – nome de código do instrutor – treina os recém-chegados ao regimento bielorrusso Kastys Kalinovski. Já esteve em várias guerras e teve de prescindir de pertencer ao exército do país onde nasceu, a Lituânia, para vir para Kiev.

Os soldados que fazem parte deste regimento querem colmatar a culpa que sentem pelo papel da Bielorrússia nesta guerra. Por essa razão, participam ativamente nesta guerra, mesmo sabendo que um dia poderão ter de enfrentar o exército do seu próprio país. Se Alexandr Lukashenko, o Presidente de Bielorrússia, assim o decidir.

O regimento, que começou com um grupo de amigos há pouco mais de três meses, conta agora com centenas de soldados, espalhados pelos pontos mais quentes da Ucrânia. Defendem um país que não é deles, enquanto esperam – pacientemente – pela mudança na liderança da Bielorrússia.