A Lituânia está a bloquear a circulação de bens entre a Rússia e o enclave de Kaliningrado. O comentador da SIC, Germano Almeida, considera que é uma situação complexa que não deve ser subestimada.
“Do ponto de vista geográfico, [Kaliningrado] é das situações mais sensíveis e mais perigosas desta guerra”, considera Germano Almeida sublinhando que a Rússia está a ameaçar a Lituânia com represálias.
O que se passa no bloqueio lituano a Kalininegrado?
Encravada entre a Polónia e a Lituânia junto ao mar Báltico Kaliningrado é a região mais ocidental da Rússia e, por isso, vista por muitos como uma espécie de ponta de lança de Vladimir Putin.
Anexado pela União Soviética no fim da II Guerra Mundial, o enclave sobreviveu à queda do comunismo.
Décadas depois, fica ainda mais isolado. Desde sábado que a Lituânia decidiu restringir o trânsito ferroviário para a região. A Rússia diz que a decisão é ilegal e ameaça com uma resposta dura.
O Governo lituano diz apenas que está a cumprir as sanções decretadas pela União Europeia, depois da invasão da Ucrânia.
Rússia quer controlar toda a região de Lugansk até domingo
Germano Almeida diz que as próximas horas vão ser determinantes na região do Donbass. Os russos querem conquistar Serevodonetsk e Lysychansk até domingo.
A vice-ministra da Defesa ucraniana afirmou que o Kremlin ordenou aos militares russos que conquistassem toda a região de Lugansk, no leste da Ucrânia, até domingo.