A resposta da Rússia ao bloqueio lituano a Kaliningrado “não será diplomática, mas prática”, afirmou esta quarta-feira a porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros russo.
“Uma das principais questões tem sido se a resposta será apenas diplomática – a resposta é não. A resposta não será diplomática, mas prática”, disse.
A porta-voz do MNE russo não revelou, no entanto, qual será a natureza das medidas práticas que a Rússia está a planear tomar contra a Lituânia. Disse apenas que serão anunciadas “no devido tempo”.
Bloqueio lituano a Kaliningrado: o que se passa?
Em causa está o bloqueio parcial pela Lituânia do trânsito de mercadorias para o enclave báltico de Kaliningrado, que a Rússia descreveu como uma violação do direito internacional por parte deste país e da União Europeia.
O Governo lituano diz apenas que está a cumprir as sanções decretadas pela União Europeia, depois da invasão da Ucrânia.
Kaliningrado, anteriormente Konigsberg, é um enclave isolado do resto da Rússia que faz fronteira com dois países da UE e da NATO – a Lituânia e a Polónia.