O Presidente da Rússia deverá efetuar uma visita de trabalho ao Tajiquistão na terça-feira, na sua primeira deslocação ao estrangeiro desde que ordenou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, anunciou esta segunda-feira o seu porta-voz.
“O Presidente [Vladimir] Putin deverá fazer amanhã [terça-feira] uma visita de trabalho ao Tajiquistão”, disse Dmitri Peskov em Moscovo, citado pela agência noticiosa francesa AFP.
A deslocação de Putin à antiga república soviética da Ásia Central e um país aliado de Moscovo antecede a sua viagem prevista para quarta-feira, ao Turquemenistão, para participar numa cimeira dos países do Mar Cáspio.
Os líderes dos cinco países limítrofes do Cáspio (Azerbaijão, Cazaquistão, Irão, Rússia e Turquemenistão) abordarão vários aspetos da cooperação regional.
Na véspera da cimeira, os chefes da diplomacia dos cinco países vão reunir-se para discutir a modalidade de cooperação adicional no Cáspio.
O grupo assinou na anterior cimeira, em 2018, uma convenção sobre o estatuto jurídico do Mar Cáspio, que rege a atividade das partes naquele mar, bem como as questões relacionadas com a delimitação das águas territoriais e os fundos marinhos, a navegação, a preservação ambiental e a segurança
.Neste último aspeto, a convenção estabelece que os países que não têm fronteira com o Mar Cáspio não podem ter presença militar nas suas águas.
Saiba mais:
- “Temos de mostrar os nossos peitorais”: líderes do G7 “gozam” com Vladimir Putin
- Presidente da Indonésia vai à Rússia pedir a Putin um cessar-fogo imediato
- Ucrânia: estará Putin a arrastar a Bielorrússia para a guerra?
- Governo da Alemanha acusa Putin de travar uma guerra cínica e de usar a fome como arma
- Putin planeia primeira viagem ao estrangeiro desde a invasão da Ucrânia