As forças russas intensificaram a ofensiva militar contra a cidade de Lysychansk, o último reduto ucraniano na região oriental de Lugansk, com ofensivas “em quatro direções”, disse o representante da Rússia da autoproclamada república popular.
“A maioria das localidades situadas nos arredores de Lysychansk encontram-se sob o controlo das tropas da república popular de Lugansk (RPL) e da Rússia”, escreveu Ródio Miroshnik nas redes sociais.
O mesmo representante da RPL indicou ainda que a ofensiva contra a cidade está a decorrer em quatro frentes.
Miroshnik declarou que na zona sul, na fábrica de artigos de borracha RTI, “as tropas ‘aliadas’ (da RPL e da Rússia) entraram na cidade e efetuaram ‘operações de limpeza’ nos quarteirões da zona”.
No norte, “as tropas ‘pacificadoras’ (RTL e Rússia) progrediram em três ou quatro quarteirões da zona urbana”, escreveu Miroshnik. Segundo o mesmo responsável pró russo, a zona leste de Lysychansk também está a ser atacada sendo que os efetivos russos cruzaram o rio Sçeverodonets.
No sudoeste as forças russas estão a usar artilharia contra um sistema de “fortificações e de túneis” onde se encontram militares ucranianos.
“Só Deus sabe quantos vão ficar sobreviver depois desta barragem de artilharia, depois desta ofensiva não vão poder [forças ucranianas] ficar na zona durante muito tempo”, disse ainda Miroshnik.
As informações difundidas pelo responsável pró russo ainda não foram confirmadas por fontes independentes.
SAIBA MAIS:
- Sobe para 18 número de mortos em ataque com mísseis na região de Odessa
- As primeiras imagens dos militares após maior troca de prisioneiros entre Rússia e Ucrânia
- “Entreguei uma mensagem do Presidente Zelensky ao Presidente Putin”
- Biden anuncia novo pacote de 800 milhões para apoiar a Ucrânia
- “Assustadora realidade”: 16 milhões de ucranianos necessitam de ajuda humanitária
- Moscovo acusa o Ocidente de estar a erguer uma nova “cortina de ferro”
- Guerra na Ucrânia: “Ninguém abandona Lysychansk”