Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia troca nome das ruas em frente às embaixadas dos EUA e do Reino Unido

Foram batizadas com a designação dos territórios separatistas da Ucrânia oriental: Donetsk e Luhansk.

Rússia troca nome das ruas em frente às embaixadas dos EUA e do Reino Unido
Christophe Coat / EyeEm

A Rússia alterou o nome das ruas em frente às embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido, batizadas agora com a designação dos territórios separatistas da Ucrânia oriental: Donetsk e Luhansk.

Numa provocação de Moscovo, as ruas onde estão localizadas as representações diplomáticas dos dois países mudaram o nome para o das regiões onde os combates na Ucrânia estão a ser mais intensos.

O Presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu em fevereiro a independência dos dois territórios, pouco antes de enviar tropas para "libertá-los" da Ucrânia.

Os Estados Unidos e o Reino Unido não reconheceram as "repúblicas populares" de Donetsk e Luhansk, mas os responsáveis de Moscovo disseram que pelo menos terão de reconhecer os novos endereços, se quiserem receber o seu correio.

Uma nova placa afixada, sexta-feira, na rua da embaixada britânica, passa a dar ao local o nome Praça da República Popular de Luhansk.A embaixada dos EUA em Moscovo junho que está localizada na Praça da República Popular de Donetsk.

Os Estados Unidos já tinham utilizado esta estratégia. Na década de 1980, a rua da embaixada Soviética em Washington foi rebatizada Praça Andrei Sakharov, em honra do físico nuclear soviético, ativista dos direitos humanos e dissidente.

Desde 2018, a seção da Avenida Wisconsin em frente à nova embaixada russa tem sido chamada simbolicamente Praça Boris Nemtsov, membro da oposição que liderou protestos contra Putin, procurou expor caos de corrupção e foi morto a tiro perto do Kremlin, em 2015.A embaixada da Rússia em Londres, pelo menos por enquanto, mantém o seu endereço nos Jardins do Palácio de Kensington.