Guerra Rússia-Ucrânia

Balanço de ataque russo a edifício residencial em Donetsk sobe para 15 mortos

As autoridades continuam a tentar retirar dezenas de feridos que ainda permaneciam presos nos destroços.

Loading...

Pelo menos 15 pessoas morreram a noite passada num ataque russo com rockets que atingiu um bloco de apartamentos, numa localidade da região de Donetsk. As autoridades continuavam esta manhã a tentar retirar dezenas de feridos que ainda permaneciam presos nos destroços.

O ataque russo com rockets deste sábado à noite atingiu em cheio o bloco de apartamentos em Chasiv Yar, uma localidade da região de Donestk no Donbass, bem na linha da frente - entre Kramatorsk e Soledar.

O balanço final do número de mortos e feridos é ainda desconhecido mas cifra-se nas largas dezenas porque as autoridades ucranianas continuam incessantemente à procura de vítimas nos destroços da explosão, que apanhou de surpresa, na calada da noite, os habitantes.

O prédio de 5 andares ficou reduzido a escombros. Os vizinhos assistiam indignados às operações de salvamento. Indignados pela certeza de que ali não havia qualquer alvo militar, apenas civis em casa num sábado à noite. O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky já tinha aludido, na habitual comunicação noturna, à persistência dos alvos civis na mira da artilharia russa, aqui e em várias outras regiões da Ucrânia.

O porta-voz do exército russo não fez referência ao ataque deste sábado ao prédio de cinco andares mas a dois hangares, também na região de Donetsk, que segundo Moscovo, albergaria material de guerra, nomeadamente obuses howitzes disponibilizados a Kiev pelos Estados Unidos.