Guerra Rússia-Ucrânia

Depois de pausa aparente, Ucrânia garante que Rússia está a intensificar combates no Donbass

O porta-voz das Forças Armadas da Ucrânia dá conta dos ataques russos nas últimas horas em território ucraniano e afirma que foi "ativadas a aviação de combate militar".

Loading...

As forças armadas ucranianas garantem que a Rússia está a intensificar os combates no Donbass. Depois de uma aparente pausa, o leste da Ucrânia mantém-se como o principal alvo das forças de Moscovo.

O porta-voz das Forças Armadas da Ucrânia dá conta dos últimos ataques russos em território ucraniano. Oleksandr Shtupun explica que "ao longo da linha de contacto, os ocupantes levam a cabo constantes ataques contra as forças de defesa de forma a travar as suas ações".

A cidade de Kharkiv também tem sido fortemente atingida durante a manhã desta segunda-feira. Os enviados da SIC testemunharam vários bombardeamentos e relataram o ataque que aconteceu durante a noite de domingo, que destruiu um prédio onde já só vivia um mulher de 82 anos.

Na região de Donetsk, no Donbass, pelo menos 18 pessoas morreram no sábado na sequência de um ataque. O Ministério da Defesa russo ainda não se pronunciou sobre este ataque.

No sábado à noite um ataque russo com rockets atingiu um bloco de apartamentos em Chasiv Yar, uma localidade da região de Donetsk no Donbass, na linha da frente - entre Kramatorsk e Soledar.

Já em Sloviansk foi atingida uma unidade fabril, tendo provocado a morte de vários soldados ucranianos e outra ofensiva atingiu um hangar, por abrigar armamento.

Volodymyr Zelensky garantiu, este domingo à noite, que todos os responsáveis pela guerra vão ser punidos, mesmo que demore alguns anos. O Presidente ucraniano dá como exemplo os julgamentos de nazis, na Alemanha, onde acontecem quando os responsáveis têm 90 ou 100 anos.

"É evidente que não queremos esperar tanto tempo. Mas dou este exemplo para mostrar que a punição é inevitável para qualquer assassino russo."