Zelensky critica a decisão do Canadá de devolver uma turbina de gás do Nord Stream 1 à empresa alemã Siemens, gasoduto por onde entra grande parte do gás natural russo.
A turbina estava no Canadá para ser arranjada, mas foi retida devido às sanções impostas à Rússia. Em consequência, o fornecimento de gás à Europa foi reduzido em 40 por cento.
A Ucrânia convocou esta segunda-feira o embaixador do Canadá em Kiev, após o anúncio "inaceitável" da devolução à Alemanha das turbinas do gasoduto Nord Stream 1, por onde entra grande parte do gás natural russo - tendo a Rússia culpado esta ausência pela redução das entregas de gás à Europa.
Zelensky anunciou a convocatória do embaixador canadiano em Kiev "devido a uma exceção absolutamente inaceitável ao regime de sanções contra a Rússia".
Esta decisão "será percebida em Moscovo apenas como um sinal de fraqueza", alertou, acreditando que a Rússia poderá de qualquer forma, se assim o desejar, "parar completamente o fornecimento de gás à Europa no momento mais acentuado".