Guerra Rússia-Ucrânia

Troca de prisioneiros: traficante russo pode ser trocado por dois americanos

Rússia nega acordo com EUA.

Loading...

A Rússia negou já um acordo de prisioneiros com os Estados Unidos. Segundo a imprensa norte-americana, Washington terá oferecido ao Kremlin a libertação de Viktor Bout. O traficante russo de armas seria libertado em troca do regresso de Brittney Griner, a jogadora de basquetebol, detida em Moscovo desde o início da invasão da Ucrânia.

Ficou conhecido como o Mercador da Morte. Inspirou o filme Senhor da Guerra. Viktor Bout foi um dos maiores traficantes de armas do mundo.

Com o fim da União Soviética, o piloto e tradutor do Exército enriqueceu com a venda de armamento a governos e movimentos rebeldes da América Latina, do Médio Oriente e de África, incluindo Angola e Moçambique.

Foi detido na Tailândia já em 2012. Extraditado e condenado nos Estados Unidos a uma pena de prisão de 25 anos. Bout poderá voltar mais cedo à Rússia, avança a imprensa norte-americana, em troca da libertação de dois norte-americanos atualmente detidos em Moscovo.

Presa já este ano, logo depois da invasão da Ucrânia, Brittney Griner, jogava basquetebol no Ekate-rinburg. Está atualmente a ser julgada pela posse ilegal de cannabis. Pode ser condenada a 10 anos de prisão.

O segundo detido, a cumprir já uma pena de 16 anos, é o ex-Marine e consultor de segurança Paul Whelan que foi acusado de espionagem pela justiça russa.

Oficialmente, a Casa Branca confirma apenas que a situação dos dois cidadãos será, nos próximos dias, abordada no primeiro telefonema, desde o início da guerra da Ucrânia, entre os chefes da diplomacia dos dois países.

Também o porta-voz de Vladimir Putin negou, para já, a hipótese deste acordo de troca de prisioneiros.

No pior momento das relações diplomáticas desde o fim da Guerra Fria, a Rússia e os Estados Unidos efetuaram já uma troca de prisioneiros depois do início da invasão da Ucrânia.

Já em Abril, o fuzileiro Trevor Reed, preso por agredir um polícia russo, voltou a casa.

Em troca, Washington libertou da cadeia o piloto e traficante de droga Konstantin Yaroshenko.