Guerra Rússia-Ucrânia

Enviados especiais na Ucrânia

SIC na Ucrânia: Natália e Petrov mostram o que resta da sua casa

Em Makariv, perto de Kiev, ainda são visíveis os sinais da ocupação.

Loading...

Na capital ucraniana, Kiev, e nos arredores tenta-se recuperar aquilo que foi levado pelas tropas russas. As memórias de quem passou pela ocupação ainda estão bem presentes para os habitantes da cidade de Makariv. Reportagem dos enviados especiais da SIC Na Ucrânia, Carolina Reis e João Fontes.

Natália chegou há quatro dias a um dos vários abrigos temporários, enviados pela Polónia para os arredores de Kiev. Neste espaço, que abriu há duas semanas, ficam alojadas as pessoas que ficaram sem casa durante a ocupação russa.

Makariv é uma localidade pequena a 40 minutos de distância da capital. Apesar das iniciativas para reconstruir a cidade, ainda são visíveis os sinais da ocupação que durou perto de um mês.

A sua casa de Natália foi um dos alvos, mas diz não ter sido por acaso. Afirma que foi atacada como consequência de ela e o marido, Petrov, terem passado informações as forças ucranianas. O casal Conseguiu sair de Makariv num cordão humanitário. Viveram quatro meses entre Itália e a Dinamarca. Os filhos e os netos já não voltaram.

Natália e Petrov querem voltar daqui a um ano, depois de reconstruírem a casa. Quando regressarem prometem que vão passar a falar em ucraniano e não em russo, como acontecia antes da invasão.