Guerra Rússia-Ucrânia

Novas imagens mostram destruição em base aérea russa na Crimeia

Loading...
Contradizem versão russa das explosões

Novas imagens de satélite apontam para pelo menos oito aviões destruídos ou danificados depois do ataque à base área russa de Saky, na região da Crimeia.

As imagens contradizem assim a versão russa do sucedido, uma vez que Moscovo garantiu não ter havido quaisquer aviões danificados ou feridos.

As autoridades russas alegam que as explosões foram causadas pela detonação de munições.

As novas imagens reforçam a versão Ucraniana, que diz terem sido destruídos nove aviões. No entanto, Kiev rejeita a responsabilidade sobre o sucedido.

PLANET LABS PBC

Um oficial ucraniano sugeriu que as explosões poderiam ter sido causadas por "sabotadores partidários". Já o assessor do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky apontou a "incompetência russa" como a possível causa do incidente.

As explosões de terça-feira fizeram um morto e pelo menos oito feridos, de acordo com o departamento de Saúde da Crimeia.

"Não haverá paz estável e duradoura" enquanto Rússia ocupar a Crimeia

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a guerra "começou na Crimeia e deve terminar com a Crimeia" libertada, alertando que não haverá uma paz estável no Mediterrâneo enquanto a Rússia usar esse território como "base militar"

Loading...

"A presença de ocupantes russos na Crimeia é uma ameaça para toda a Europa e para a estabilidade global. A região do mar Negro não pode estar segura enquanto a Crimeia estiver ocupada", disse o líder ucraniano.

Não haverá paz estável e duradoura em muitos países nas margens do Mediterrâneo, enquanto a Rússia usar a nossa península [tomada pelos russos em 2014] como a sua base militar.

"Hoje é impossível dizer quando isso vai acontecer", lembrou.

O Presidente ucraniano denunciou que a Rússia transformou aquela península "num dos lugares mais perigosos da Europa".

Últimas Notícias
Mais Vistos