Guerra Rússia-Ucrânia

Marcelo destaca "novas pontes de diálogo" que Guterres está a promover

Marcelo destaca "novas pontes de diálogo" que Guterres está a promover
DIMITAR DILKOFF/Getty Imagens
O secretário-geral das Nações Unidas está de visita à Ucrânia, tendo previstos encontros com os presidentes Volodymyr Zelensky e Recep Tayyip Redogan.

Numa nota publicada esta quinta-feira no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa sublinha o papel do secretário-geral da ONU no âmbito do conflito na Ucrânia que chegou esta quarta-feira ao país.

"Numa linha de coerência com as atuações no conflito da Ucrânia, em que já obteve sucessos visíveis em matéria de fornecimento de cereais, António Guterres, promove, agora, novas pontes de diálogo entre a Ucrânia e a Turquia", lê-se na nota.

O Presidente Marcelo destaca ainda "a importância do papel do secretário-geral da Nações Unidas, demonstrando a essencialidade do multilateralismo das organizações internacionais e do contributo da ONU".

António Guterres chegou esta quarta-feira a Lviv. na agenda tem encontros com Zelensky e Erdogan no palácio de Potocki, no centro da cidade, depois de os dois chefes de Estado terem uma reunião bilateral no mesmo local.

O secretário-geral da ONU terá ainda à espera uma concentração em apoio dos prisioneiros de guerra ucranianos que se renderam às forças russas em Mariupol, no sul da Ucrânia.

Familiares desses presos de guerra vão pedir a Guterres e a Erdogan para que ajudem a garantir a sua segurança em cativeiro na Rússia ou em territórios controlados por Moscovo.

Últimas Notícias
Mais Vistos