O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez este domingo um apelo à Comissão Europeia para que aprove um novo pacote de sanções à Rússia.
Numa conversa ao telefone, Zelensky e Ursula Von der Leyen discutiram também a ajuda financeira ao país.
Os detalhes da conversa foram revelados pelo Presidente ucraniano no Twitter. Avança ainda que foram analisadas formas de limitar a especulação dos preços do petróleo e gás russos.
Primeiro-ministro ucraniano de visita à Alemanha
No mesmo dia, o primeiro-ministro ucraniano visitou a Alemanha para agradecer o apoio prestado à Ucrânia desde o inicio da guerra.
"Agradeci ao Presidente germânico a solidariedade e o apoio recebido da Alemanha", disse Schmyhal na sua conta no Twitter, após realizar uma reunião, que durou uma hora, com o chefe de Estado alemão, Frank-Walter Steinmeier, no âmbito da visita uma Berlim.
Denys Schmyhal pediu ao Chefe de Estado alemão para fornecer mais armas à Ucrânia e para assumir uma maior liderança na União Europeia.
O responsável pelo Governo ucraniano agradeceu ainda a receção na Alemanha de quase um milhão de refugiados ucranianos desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.