Guerra Rússia-Ucrânia

Gazprom divulga vídeo intimidante: uma Europa a tremer sem o gás russo

Loading...
Companhia estatal russa ameaça com uma Europa congelada, caso seja imposto um limite de preços do petróleo e do gás russos.

Vladimir Putin acusa o Ocidente de estar a ficar com a maioria dos cereais que saem da Europa, enganando assim as nações mais pobres. O Presidente russo avisa que não cumprirá os envios de gás e petróleo se os preços máximos forem fixados.

"Se excluírem a Turquia como intermediária, então praticamente todos os cereais exportados da Ucrânia serão enviados não para os países mais pobres e em desenvolvimento, mas para os países da UE", disse o chefe de Estado da Rússia durante o 7.º Fórum Económico Oriental, que decorre em na cidade russa de Vladivostoque.

A proposta tem como pano de fundo a tentativa de cortar o financiamento da campanha militar russa na Ucrânia, numa altura em que a União Europeia adquiriu 54% de todos os combustíveis fósseis exportados pela Rússia desde o final de fevereiro, por um valor de cerca de 85 milhões de euros.

"Não faremos nada que nos seja imposto. Só nos restará uma coisa, como diz o conto russo: Congelem, congelem a cauda do lobo!".

E foi uma Europa congelada que a companhia estatal russa Gazprom mostrou através de um vídeo. Num tom melancólico, mostra a visão de uma Europa a tremer dentro de alguns meses, sem o gás russo.

Últimas Notícias
Mais Vistos