Guerra Rússia-Ucrânia

Presidente da Bielorrússia oferece prenda insólita a Putin

Presidente da Bielorrússia oferece prenda insólita a Putin
MIKHAIL METZEL/Getty Imagens

Presidente russo fez 70 anos esta sexta-feira.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, que celebra esta sexta-feira 70 anos, recebeu um presente invulgar, um trator oferecido pelo homólogo da Bielorrússia, Alexander Lukashenko.

À margem de um encontro de líderes de várias nações ex-soviéticas, que se reuniram no Palácio Konstantin, da era czarista, em São Petersburgo, o bielorrusso Alexander Lukashenko presenteou Putin com um 'voucher' para um veículo.

Os tratores têm sido o orgulho da indústria bielorrussa desde os tempos soviéticos.Lukashenko, um líder autocrático que governa a ex-nação soviética com mão de ferro há quase três décadas, procura cultivar uma imagem de homem do povo.

O líder da Bielorrússia referiu aos jornalistas que escolheu um modelo semelhante ao que tem no seu jardim como presente para Putin.

"Chama-se Bielorrússia. É o melhor. Foi montado particularmente", referiu Lukashenko, que presidiu uma cooperativa agrícola na década de 1980 antes de iniciar a sua carreira política.

Não foi clara a forma como o chefe de Estado russo reagiu à prenda, que foi revelada pelo gabinete de Lukashenko.

Na Sérvia, surgiram hoje painéis eletrónicos com a foto de Putin e com a mensagem:

“Feliz aniversário ao Presidente Vladimir Putin dos irmãos sérvios!”

A mensagem é assinada por um grupo de direita pró-Rússia, sendo que o chefe de Estado russo continua popular na Sérvia, apesar da invasão russa da Ucrânia, pois muitos dos sérvios acreditam que o Presidente russo foi provocado pelo Ocidente.

Há quatro anos, o Presidente bielorrusso tinha presenteado Putin com quatro sacos de batatas da sua horta, para o Ano Novo e feriados de Natal.

Em 2019, o então Presidente da Moldávia, Igor Dodon, presenteou Putin com quatro barris do seu vinho caseiro.

Nesse mesmo ano, o então Presidente do Quirguistão, Sooronbay Jeenbekov, presenteou o líder russo com um cavalo russo trotador Orlov e um galgo quirguiz, um cão também conhecido como taigan.

Como primeiro-ministro da Rússia (2008-2012), Putin recebeu uma vez um tigre siberiano por ocasião do seu aniversário.

Vladimir Putin não mencionou o presente de Lukashenko nos comentários transmitidos pela televisão no início da reunião, quando falou sobre a necessidade de discutir formas de resolver conflitos entre nações ex-soviéticas.

O governante russo também enfatizou a necessidade de troca de informações para combater o terrorismo, drogas ilegais e outros crimes.

Os líderes da Comunidade de Estados Independentes, uma aliança fragilizada de ex-nações soviéticas, voltam a participar numa reunião na próxima semana na capital do Cazaquistão, Astana.

Últimas Notícias
Mais Vistos