Terminado

Guerra Rússia-Ucrânia

Como está a reagir o mundo à queda de mísseis na Polónia

Dois mísseis russos terão caído em território da Polónia, numa localidade a cerca de 10 quilómetros da Ucrânia. Duas pessoas morreram, de acordo com a informação avançada inicialmente pela Zet, uma rádio polaca, e confirmada pelos serviços secretos dos EUA.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigado por nos ter acompanhado.

Zelensky telefonou ao Presidente polaco

O Presidente da Ucrânia falou por telefone com o homólogo polaco, numa conversa onde expressou condolências pela morte de dois polacos no ataque com míssil.

“Trocámos as informações que tínhamos e estamos a clarificar todos os factos. Toda a Europa e o mundo devem estar totalmente protegidos da Rússia terrorista”, escreveu no Twitter.

Como está a reagir o mundo à queda de mísseis na Polónia

Chanceler alemão reage

O chanceler alemão, Olaf Scholz, reagiu à queda do míssil na Polónia. Ao Presidente polaco, Scholz disse que a Alemanha “apoia” o parceiro da NATO.

Líderes do G7 organizam reunião de emergência

Os líderes do G7 estão a organizar uma reunião de emergência para esta quarta-feira em resposta a um ataque com míssil na Polónia, disse a agência Kyodo, citando uma fonte do Governo japonês.

Uma reunião entre o Japão e o Reino Unido marcada para quarta-feira terá sido suspensa.

António Costa: Portugal acompanha situação na Polónia

Esta noite, no Twitter, António Costa mostrou-se preocupado com a situação na Polónia e demonstrou-se solidário com o povo polaco. Disse ainda que Portugal está a acompanhar a situação “junto das autoridades locais e dos aliados na UE e na NATO”.

Como está a reagir o mundo à queda de mísseis na Polónia

EUA oferecem total apoio à Polónia

Como está a reagir o mundo à queda de mísseis na Polónia
KEVIN LAMARQUE

O Presidente norte-americano, Joe Biden, ofereceu esta terça-feira total apoio dos Estados Unidos à Polónia para a investigar a explosão que causou dois mortos.

“O Presidente Biden ofereceu apoio total e assistência dos EUA à investigação da Polónia”, disse um porta-voz da Casa Branca.

Reino Unido procura registo de mísseis que atingiram a Polónia

O Reino Unido vai procurar “urgentemente” os registos de mísseis que tenham atingido solo polaco, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.

O governo britânico informou que está em contacto com os “amigos polacos e aliados da NATO”.

República Checa: confirmação da queda de míssil russo será novo escalar da guerra

O primeiro-ministro da República Checa afirmou que o país se mantém ao lado da União Europeia e da NATO. Petr Fiala disse os ataques massivos do exército russo à Ucrânia demonstram que a Rússia quer aterrorizar o povo ucraniano e admitiu ainda que a confirmação da queda de mísseis russos em território polaco será um novo escalar da guerra por parte da Rússia.