Guerra Rússia-Ucrânia

Embaixadas ucranianas recebem "embalagens ensanguentadas" com olhos de animais

Embaixadas ucranianas recebem "embalagens ensanguentadas" com olhos de animais
Canva

A informação está a ser avançada pelo porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

Várias embaixadas ucranianas no estrangeiro receberam “embalagens ensanguentadas” com olhos de animais, disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia esta sexta-feira. Isto acontece numa altura em que têm sido enviadas cartas armadilhadas para a Espanha, incluindo para a embaixada da Ucrânia em Madrid, cuja origem é desconhecida. A Ucrânia acusou a Rússia de ter em curso uma campanha de "terror e intimidação" contra a sua rede diplomática.

“As embalagens, cobertas com um líquido com um odor distinto, foram enviadas para as embaixadas da Ucrânia na Hungria, Países Baixos, Polónia, Croácia e Itália e também para os consulados-gerais ucranianos em Nápoles e Cracóvia e para o consulado na cidade de Brno”, afirmou o porta-voz Oleg Nikolenko nas redes sociais.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano acrescenta que a entrada do apartamento do embaixador da Ucrânia no Vaticano tinha sido vandalizada. Uma fonte próxima da embaixada em Roma disse que foram deixadas “fezes humanas” à porta.

Estas ocorrência não se cingem à Europa, segundo Nikolenko, a embaixada ucraniana no Cazaquistão recebeu uma ameaça de bomba, que posteriormente não foi confirmada.

O porta-voz referiu ainda uma carta armadilhada encontrada na embaixada ucraniana em Madrid, cuja detonação provocou ferimentos ligeiros num funcionário.

"Temos razões para acreditar que foi lançada uma campanha bem planeada de terror e intimidação contra as embaixadas e consulados ucranianos", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba.

"Incapazes de deter a Ucrânia na frente diplomática, estão a tentar intimidar-nos. No entanto, posso dizer que isto não vai funcionar. Continuaremos a trabalhar eficazmente para alcançar a vitória na Ucrânia", acrescentou.

A Ucrânia está a cooperar com as autoridades dos países em causa para investigar todos os casos e analisar as ameaças recebidas.

As missões diplomáticas ucranianas no estrangeiro foram colocadas sob o mais alto nível de alerta e segurança por ordem de Kuleba.

"Exortamos todos os governos estrangeiros a assegurarem a máxima proteção das instituições diplomáticas ucranianas em conformidade com a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas", afirmou o chefe da diplomacia de Kiev.

Últimas Notícias
Mais Vistos