Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia: Von der Leyen em Kiev para negociar adesão à União Europeia

A presidente da União Europeia chegou a Kiev para negociar novos pacotes de sanções à Rússia, pacotes de ajuda financeira à Ucrânia e o avançar a adesão da Ucrânia à União Europeia.

Loading...

A presidente da União Europeia chegou esta quinta feira a Kiev para uma cimeira entre a UE e a Ucrânia, a primeira desde que a guerra em larga escala rebentou no país.

Em cima da cimeira, que decorrerá esta sexta-feira, estão novos pacotes de sanções à Rússia, pacotes de ajuda financeira à Ucrânia e o avanço de negociações para a adesão à União Europeia.

À quarta visita a Kiev desde o início da guerra, a familiaridade entre o Presidente da Ucrânia e a presidente da Comissão Europeia é obvia, mas desta vez, Ursula Von der Leyen veio acompanhada por pelo menos 15 comissários europeus, entre os quais os vice presidentes da união europeia, aos quais e vai juntar esta sexta-feira o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, para a 24.ª cimeira UE-Ucrânia, a primeira desde o inicio da guerra.

Em cima da mesa não poderia deixar de estar a candidatura da Ucrânia à adesão à União Europeia, um processo que se adivinha longo e, por agora, apenas simbólico.

Ao mesmo tempo que foi anunciado do sétimo pacote de ajuda militar à Ucrânia, que ascende agora a 50 mil milhões de euros, a União Europeia prometeu que vai instalar em Haia um centro jurídico para investigar os crimes de agressão da Rússia na Ucrânia .

Von der Leyen garante que a pressão sobre a economia russa é real e efetiva.

Está também a ser estudado uso, em benefício da Ucrânia, dos bens russos congelados pela União Europeia, numa cimeira que ocorre a menos de 1 mês do 1º aniversario da guerra em larga escala no país.