O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, foi esta quinta-feira recebido pela presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, no edifício da instituição em Bruxelas.
Volodymyr Zelensky entrou no edifício do Parlamento Europeu pelas 10:25 (09:25 em Lisboa), altura em que presumivelmente já deveria estar a discursar no Conselho Europeu, de acordo com a planificação inicial da cimeira extraordinária de hoje.
Depois de entrar no edifício do Parlamento Europeu acompanhado por Roberta Metsola, e de ouvir os hinos da Ucrânia, "A Ucrânia ainda não morreu", e da União Europeia, "Ode à Alegria", dirigiu-se ao plenário para uma declaração.
“Um dia histórico para a UE"
Metsola referiu que este é “um dia histórico para a UE e para a democracia europeia” e que o Parlamento Europeu “continuará a apoiar a Ucrânia no caminho para a vitória”.
Nas imediações do Parlamento Europeu várias pessoas aguardavam pela chegada do Presidente da Ucrânia, com os smartphones apontados na expectativa de poder registar o momento em que Volodymyr Zelensky chegou.
No interior do edifício o cenário era semelhante, entre as pessoas que se juntaram para assistir ao momento da chegada de Zelensky acompanhado por Metsola e pela guarda de honra, e a expectativa dos eurodeputados no plenário.
Zelensky estará no Conselho Europeu
Depois de discursar perante o Parlamento Europeu, o Presidente da Ucrânia segue para o Conselho Europeu para outra intervenção, desta vez para os líderes dos 27 Estados-membros.