Daniil Martynov era conhecido como comandante e braço direito do líder checheno, Ramzan Kadyrov. Agora, foi encontrado na Turquia como conselheiro do ministro das Emergências russo para ajudar as vítimas do sismo. A aliança entre a Chechénia e a Rússia na ofensiva à Ucrânia não é novidade. O que está em causa é que Daniil Martynov está a ser procurado pela Ucrânia, desde agosto do ano passado, por crimes de guerra cometidos em solo ucraniano, nos primeiros meses da invasão russa.
O braço direito de Ramzan Kadyrov esteve em vários locais da Ucrânia e o Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) apresenta "provas irrefutáveis" que comprovam os crimes de guerra que Daniil Martynov na cidade de Borodyanka, a norte de Kiev.
A agência ucraniano publicou a 26 de agosto de 2022 os nomes dos suspeitos de crimes de guerra na Ucrânia e Daniil Martynov consta dessa lista, tendo sido indicados os motivos desta acusação, citando artigos do código penal ucraniano.
Na altura da acusação, o braço direito de Ramzan Kadyrov na Ucrânia, estaria já a desempenhar funções como conselheiro do ministro das Emergências russo.
Daniil Martynov foi responsável por tomar um hospital psiquiátrico de Boroyanka e às suas ordens “quase 500 pessoas foram feitas reféns e os acessos ao prédio foram minados”. Foi acusado ainda de "violação das leis e costumes de guerra, e abuso de prisioneiros de guerra ou civis".
Na altura, chefe-adjunto das tropas da Guarda Nacional da República da Chechénia era "responsável pelo treino e destacamento de segurança pessoal de Kadyrov".
Em março de 2022, a diretora do hospital psiquiátrico em Borodyanka, Maryna Hanitska, relatou ao site russo Meduza que Daniil Martynov, apresentou-se como "coronel do exército", e “disse que se nos comportássemos, viveríamos, não nos matariam e não nos faziam mal”, contou.
Ironicamente, o mesmo homem, que deu uma entrevista à Reuters como conselheiro do ministro das Emergências russo, está na Turquia a liderar operações de salvamento depois do país ter sido abalado por um sismo de magnitude 7,8.