Há praticamente um ano, Putin arrancou com uma nova guerra na Europa e, nesse dia, os ataques e bombardeamento na Ucrânia começaram. Desde então, não têm parado.
A 23 de Fevereiro de 2022, Vladimir Putin admitia que a situação internacional era difícil, mas que ainda havia espaço para o diálogo.
Horas depois, na madrugada de dia 24, são ouvidas as primeiras explosões nos arredores de Kiev. Os relógios em Portugal marcavam as três horas e meia da manhã.
Vladimir Putin dirigiu-se novamente à população e anunciou uma operação militar para desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia.
Os tanques russos avançaram em três frentes. a norte vindos da Bielorrússia, no Leste pelo Donbass e no Sul pela Crimeia.
Durante a manhã, Volodymyr Zelensky declarou lei marcial e anunciou a distribuição de armas pela população. Nesse dia dezenas de edifícios militares foram atingidos, incluindo um aeroporto.
Estes primeiros ataques levaram a uma fuga em massa da população, sendo que só durante a primeira semana mais de um milhão de ucranianos saíram do país.