Um padre ucraniano, que está em Setúbal, ajudou dezenas de refugiados a entrar em Portugal e ainda deu abrigo a duas famílias. A SIC falou com uma delas, composta por uma mulher e dois filhos, cujo pai está a combater no sul da Ucrânia.
A mãe aceitou falar com a SIC com uma condição: que a identidade da família não fosse revelada. Esta decisão prende-se com o facto de “temer” pelos filhos e pelo marido que está a combater na região de Zaporíjia, no sul da Ucrânia.
Atravessaram Europa de carro
A mãe e os dois filhos saíram do país no dia 25 de fevereiro de 2022, numa altura em que a progenitora tinha a carta condução há duas semanas quando se viu obrigada a atravessar a Europa.
Há 10 meses que vivem em casa de Paulo e Matilde, dois portugueses que os acolheram e que lhes providenciam alimentação, vestuário e medicamentos.
Família viveu em casa de padre ucraniano
Antes, a família tinha passado dois meses na casa de quem lhes abriu os braços e recomendou Portugal: Ivan Petliak, um sacerdote que está em solo luso há quase seis anos.
O padre bizantino,- não sujeito a celibato- que é casado e tem quatro filhos, chegou a ter em sua casa seis pessoas e ao longo do último ano ajudou dezenas de ucranianos.