O Presidente chinês, Xi Jinping, começa esta segunda-feira uma visita oficial de três dias à China, onde se vai encontrar com o homólogo russo, Vladimir Putin.
O comentador da SIC, José Milhazes, diz que a Rússia e a China estão, deste modo, a "incrementar fortemente as suas relações económicas bilaterais".
Ainda assim, reconhece que a Rússia "precisa mais" do que a China: "Daí a construção de gasodutos para" território chinês e "outras medidas".
"A continuar assim, a Rússia vai passar a ser uma província da China, claramente, porque são dois países com pesos económicos muito diferentes."
Na SIC Notícias, afirma que não se espera "nada de novo, nem de especial" em relação à invasão russa na Ucrânia. "Putin não aceita o plano chinês, embora não diga isso. Não aceita quando diz que a culpa é toda dos outros."
Sobre a posição chinesa em relação à guerra na Ucrânia, Milhazes acredita que Xi Jinping não vai endurecer a posição do país: "A China continua com a sua posição dúbia, quer ganhar dos dois lados."