Na Ucrânia “aproxima-se mais uma fase decisiva”, considera o comentador da SIC, Germano Almeida. Com o início da primavera e o aumento da temperatura existe a possibilidade de dentro de algumas semanas “haver uma guerra de movimento”.
Com uma maior capacidade de resposta, Kiev volta agora “a ter a possibilidade de reconquistar território, possivelmente mais do que no verão passado em Kharkiv”.
A Ucrânia tem resistido “sobretudo pela capacidade que os seus combatentes têm de perceber que o que está em causa é a defesa do seu território e identidade”, enquanto que do lado russo “há uma falta de propósito sobre o que estão a fazer”.
Em Bakhmut as batalhas prosseguem, mas só o facto de ainda não ter caído é já “importante”, diz o comentador. Esta cidade passou a ter relevância por resistir há tantas semanas consecutivas, considera.
Germano Almeida afirma ainda que mesmo que os russos consigam conquistar Bakhmut, “não significa que consigam o resto de Donetsk”.
O comentador da SIC, em análise nas Manhãs SIC Notícias, analisa ainda o processo de reconstrução da Ucrânia e a aprovação da entrada na NATO no Parlamento da Suécia.