A Ucrânia estará a preparar uma nova contraofensiva para a primavera, mas os Estados Unidos duvidam da sua eficácia e consideram que as tropas ucranianas vão apenas conseguir pequenos ganhos territoriais. A informação consta de documentos secretos dos EUA tornado público e citado esta terça-feira pelo The Washington Post.
“Dificilmente a inteligência americana sairá bem disto (…) mas mostra que o tempo da investigação sobre o que se passou e a consequência para a contraofensiva [ucraniana] esta vem antes e a capacidade de a Ucrânia virar o jogo. Na prática, no terreno, o que se vai passar pouco terá a ver com o que está escrito nos documentos”.
Rússia mobiliza soldados por email
Moscovo vai passar a mobilizar soldados por email, de forma a dificultar a fuga ao serviço militar. A criação de um site oficial para simplificar a convocação de cidadãos para a guerra na Ucrânia foi aprovada esta terça-feira pelo parlamento russo.
“É uma ação para evitar o que aconteceu na última mobilização: a fuga de vários jovens russos e é sobretudo um sinal que a Rússia se repara para alargar as suas ações na Ucrânia porque estamos a entrar numa nova fase da guerra, mais alargada, que não se confina à frente leste”.