O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov, reúne-se esta segunda-feira com o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Um dos temas do encontro será o acordo para a exportação de cereais a partir do mar Negro. Deverão falar também sobre o descontentamento de Moscovo com a falta de cumprimento de certos aspetos da iniciativa.
Lavrov viajará para Nova Iorque no âmbito da presidência russa do Conselho de Segurança da ONU e presidirá a dois debates, sobre o multilateralismo e o Médio Oriente.
A Rússia, um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança e com poder de veto, ocupa este mês a presidência rotativa mensal do órgão máximo da ONU e tem a capacidade de fazer aprovar resoluções com caráter vinculativo, uma situação que está a ser fortemente contestada por causa da invasão à Ucrânia.
A presidência russa acontece num momento em que o Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, tem um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) por crimes de guerra, nomeadamente alegados sequestros de crianças na Ucrânia, crimes que a diplomacia russa na ONU imputou a países como Portugal.